quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fontes de Energia


Energia Hidrelétrica: obtida através do movimento das águas dos rios. A força hidráulica movimenta as turbinas, acionando os geradores responsáveis pela transformação da energia hidráulica em elétrica. É a energia mais utilizada no Brasil, em função de possuirmos diversos rios propícios para a instalação das usinas, como os rios que atravessam planaltos e os rios de planícies.

O lado negativo disso tudo é que a construção dessas usinas pode provocar grandes impactos ambientais, em razão do alagamento das regiões próximas aos rios, provocando o alagamento de florestas e o deslocamento de populações.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Energia Eólica: energia que provém dos ventos é obtida através do movimento de grandes turbinas, os aerogeradores.  Por não utilizar nem água e nem produzir gases poluentes é uma ótima alternativa para a redução dos impactos ambientais, sendo uma das fontes de produção de energia que mais vem crescendo no mundo.

O vídeo abaixo explica um pouco mais sobre essa fonte renovável:



Energia de Biomassa: é a energia obtida através da combustão de substâncias de origem animal e vegetal, como o carvão mineral, cana-de-açúcar, casca de arroz, madeira, papel, excrementos animais e restos de alimentos. Possui uma produção de baixo custo, é renovável, proporciona o reaproveitamento de resíduos e emite baixas quantidades de poluentes.

O esquema acima simplifica o processo de obtenção de energia através da biomassa

A Energia Nuclear é retirada do núcleo dos átomos, a partir das forças que mantém unidos os seus componentes- estas são as partículas subatômicas. As partículas subatômicas são liberadas sob forma de calor e de energia eletromagnética através  reações nucleares.

O principal átomo usado para retirar esse tipo de energia é o urânio, mas os átomos tório e plutônio também liberam esse tipo de energia, mas na maioria dos casos o urânio é mais utilizado em razão de sua alta radioatividade e por possuir reservas abundantes.

Usina nuclear de Angra dos Reis

Energia Solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa e energia térmica. A radiação solar, junto com outros recursos secundários, tal como a energia eólica, das ondas, hidroeletricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fração de energia solar disponível é utilizada.



Esquema simplificando uma residência que utiliza a energia solar e sua conversão para energia elétrica

Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta:
  • A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade.
  •  Na forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.
 Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário