domingo, 24 de junho de 2012

Relatório do Avião de Papel




1) Quais o materiais utilizados para a construção do avião de papel?

 Folha de Sulfite A4(297x210mm

2)Como proceder para construir um avião de papel para a categoria distância?

 Avião de distancia tende a ter maior comprimento e bico fino na ponta. Dessa forma, vento passará pelo avião por inteiro, cortando o vento mais facilmente e ganhando velocidade.

3) Como proceder para construir um avião de papel para a categoria tempo de vôo?

 Vimos que para a construção de um avião de papel feito para obter bastante tempo de vôo, ele deve possui asas grandes, ganhado estabilidade.

4) Como proceder para lançar um avião para distância? Como proceder para lançar um avião para tempo de vôo?

O avião de distância dever ser lançado a 45º para que o vento passe pelo avião por inteiro, cortando o vento mais facilmente e ganhando velocidade. O avião de tempo de voo deve ser lançado para cima para que possa ficar mais tempo planando antes de chegar ao chão.

5) Cite diferenças entre os dois modelos anteriores? 

Podemos citar a questão das asas, a asa de um aeromodelo de papel para distância teria que ser comprida e estreita para este poder voar e ‘cortar’ as massas de ar. Já as de um aviãozinho para tempo teriam que ser mais largas e grandes para que o ar que passa por baixo das asas o mantenha planando. O avião de papel para distância tem que ser comprido, e ter a sua ponta bem fina, para que possa cortar o vento, já o de tempo seria bem diferente, sua ponta não é tão fina por este não ter o objetivo de ser rápido, mas sim lento.

6) Qual a maior distância atingida pelo grupo até o momento? Qual o maior tempo de vôo atingido pelo grupo até o momento?

Aproximadamente 15,31 metros e 3.25 segundos.

7) Se a maior distância fosse realizada no maior tempo atingido (item anterior) qual seria a velocidade média do seu avião? 

Vm: d/t
Vm: 15,3/3,25
Vm:4,70 m/s

8) Quem foi o inventor dos aviões de papel? Faça uma breve descrição dele.

O avião de papel foi inventado em 1865 por um engenheiro romeno naturalizado inglês chamado Aero Smith (essa é a real inspiração para o nome da banda Aerosmith).
Seu conceito aerodinâmico foi inspirado no vôo majestoso das aves de rapina - águia, falcão, passaralho e afins - e foi tão engenhosamente concebido pela mente brilhante do engenheiro Aero Smith que, mesmo depois de um século e meio não sofreu quase nenhuma alteração em seu modelo básico.

9) A Embraer é uma das maiores empresas do mundo e é um orgulho nacional. Faça uma breve descrição dela e cite pelo menos três projetos desenvolvidos pela empresa.

A Embraer está sediada na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, com diversas unidades no Brasil e exterior.
A empresa é um conglomerado brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares. Ao lado da rival canadense Bombardier, é a terceira maior produtora mundial de jatos civis e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil desde 1999.
Dentre alguns projetos desenvolvidos pela empresa estão:

Embraer EMB-400 Urupema, é um planador que nasceu em 1964 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São José dos Campos.


Embraer EMB-110 Bandeirante é um avião turbo-hélice com capacidade de 15 a 21 passageiros, para uso civil ou militar foi desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.

Embraer EMB-121 Xingu é uma aeronave turboélice para uso executivo. Produzida a partir da década de 1970, é projetada para viagens interestaduais e internacionais, com capacidade para transportar confortavelmente seis ou sete passageiros, incluindo um toalete básico.


10) Faça uma conclusão para este relatório (seu projeto de avião de papel).


Nosso projeto do avião de papel foi desenvolvido a fim de participarmos da competição que ocorreu na escola durante os últimos dias. Pesquisamos sobre o assunto, e depois montamos alguns modelos de distância e tempo. Todos do grupo realizaram esse projeto, cada um montando o que sabia. Nos testes realizados na escola, começamos bem e pensamos que até poderíamos conseguir uma classificação.
No último dia de testes, realizado na quadra fechada, não estávamos muito preparados para o lançamento, nesse caso o lançamento de tempo, então nosso projeto não conseguiu uma classificação para a competição oficial, revemos nosso erro e estamos cientes que não fomos bem nesse dia. Agora estamos nos preparando para a competição do Aeromodelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário