sábado, 2 de junho de 2012

Paulo Freire



Paulo Régis Neves Freire, foi um educador e um filósofo brasileiro, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife e morreu em 2/5/1997 em São Paulo aos 75 anos. É Patrono da Educação Brasileira.



Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora Elza Maia Costa Oliveira e teve 5 filhos.
No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso onde apresentou um trabalho sobre a educação e princípios da alfabetização. De acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador.
No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares. Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a Lei da Anistia.
Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo de secretário municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África.
Faleceu em 2 de maio de 1997, devido a  um ataque cardíaco.

O porquê da escolha:
O grupo escolheu Paulo Freire, pois no meio de tantos cientistas importantes, nos chamou atenção pelo fato de ele ser um importante educador e principalmente porque hoje em dia os educadores não são tão valorizados como deveriam ser. Afinal se não fosse grandes educadores não teríamos grandes cientistas, físicos, médicos, matemáticos. Escolhemos Paulo Freire então, porque dentre os educadores que ali estava o que mais se destacou foi ele, principalmente por ser considerado o patrono da pedagogia brasileira, por ter revolucionado a forma de educação brasileira e por nunca ter desistido da educação de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário